Apontamentos de horas
Apontamento de horas é a especificação do tempo gasto por tarefa ou projeto durante a rotina de trabalho.
Utilizado para medir as horas trabalhadas dos colaboradores, o Apontamento de Horas ajuda a gerenciar o tempo da equipe nos mais diversos tipos de tarefas e projetos de modo simples e efetivo.
Importância
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Mensurar as demandas
Diferente do que muitos pensam o objetivo do apontamento de horas não é controlar o que cada pessoa da equipe faz ao longo do dia. O propósito é mensurar o tempo de dedicação necessário para o desenvolvimento de cada atividade e identificar melhorias que possam ser feitas para otimizar o tempo de cada funcionário. -
Antecipar imprevistos
Quando o apontamento de horas é feito diariamente o gestor consegue acompanhar o andamento das atividades ou projetos e antecipar imprevistos. Isso significa que se alguma demanda não está seguindo o cronograma previsto, é possível identificar o motivo e alocar mais pessoas para que a entrega seja feita no prazo ou negociar com o cliente uma nova data para a entrega. -
Aperfeiçoar o planejamento
Analisando todas as informações que citamos anteriormente, como as demandas que cada colaborador consegue fazer por dia, o tempo necessário para a execução de um projeto e os imprevistos mais comuns, é possível aperfeiçoar escopo e planejamento. Quanto mais realista for o planejamento, maior a tendência de a equipe ficar motivada para cumprir as metas no prazo previsto.
Apontamento de horas na ITFlex
Os apontamentos devem ser feitos usando 15m(0.25), 30m(0.50), 45m(0.75) ou 1h(1) e assim por diante. Usar sempre a aproximação. Ex.: 25m(0.42) usar 30m(0.50) || 17m(0.28) usar 15m(0.25)
Tipos de apontamentos usado na engenharia
- Analise
- Quando usado? Quando foi feito qualquer análise, seja de negócio, técnica ou analises de problemas encontrados (no caso do analistas de produto)
- Qual ticket? Épico, Feature, RFC, Débito técnico, Story, BUG
- Cuidados: Em confundir análise com estudo ou análise com buscar informações na hora do desenvolvimento (Esse deve ser apontado como Desenvolvimento: Front|Back|Infra)
- Estudos
- Quando usado? Quando feito estudo|Labs em cima de tecnologias, arquitetura, bibliotecas
- Qual ticket? SPIKE
- Cuidados: Em confundir com desenvolvimento e em análise de algo que tecnicamente ja sabemos Desenvolvimento: Front|Back|Infra
- Quando usado? Quando feito qualquer tipo de desenvolvimento de código, documentação(dos produtos),
- Qual ticket? Story e BUG
- Cuidados: Tickets para apontamento e esquecimento de horas trabalhadas corretamente, procurar apontar sempre no final ou começo do dia
- Testes
- Quando usado?
- Desenvolvedores:
Quando terminar um desenvolvimento completo de um feature, RFC ou Débito técnico e foi visto que precisa tirar um tempo para testar a aplicação rodando(geralmente criamos uma story somente para isso) Testes realizado junto ao desenvolvimento apontar como Desenvolvimento: Front|Back|Infra
Em correções de bugs, procurar sempre rodar a aplicação, seja em staging ou local e testar o que foi feito - Produto: Nas etapa de teste quando terminado o desenolvimento de uma feature, quando solicitado teste em RFCs ou BUGs
- Desenvolvedores:
- Qual ticket? Story(quando a mesma dor relacionanda a testes), Etapa(Teste de produto), RFC e BUG(Quando solicitado por produto)
- Quando usado?
- Retrabalho: Front|Back|Infra
- Quando usado? Deve ser usado após termindo do desenvolvimento e o ticket entro em testes por Produto, isso significa que mesmo foi entregue, apartir daqui o que tiver de desevolvimento deve ser contato como retrabalho
- Qual ticket? Story e BUG
- Reunião
- Quando usado? Quando foi preciso ser feito uma conf para discutir alguma situação, seja ela negócio, técnica ou definição de produto ou prioridades. **Reuniões que não são sobre ticktes em específicos apontar na Etapa(Reunião)
- Qual ticket? Etata (Reunião), no que ticket que foi tratado em específico na reunião seja Epico, Feature, RFC, Story ou BUG
- Apoio
- Quando usado? Quando usou do seu tempo para ajuxa, auxiliar ou tirar duvida de alguém no ponto que não denomine uma “reunião”, seja via chat, e-mail ou até um meet rápido.
- Qual ticket? Feature, RFC, Débito técnico, Story, BUG, atividade(Interna)
- Cuidado: Confudir com apontamento de reunião
- Interno
- Quando usado? Usado apenas no projeto Interno, para apontamento de atividades internas na ITFlex, mexer em servidor, alterações no FWFlex da itflex, PABX da itflex, Documentações internas
- Qual ticket? Atividade
Como apontar horas?
No seu ticket que você estiver trabalhando, você vai clicar em “Tempo de trabalho”
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E depois, é só clicar em “Criar”:
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