Apontamentos de horas

Apontamento de horas é a especificação do tempo gasto por tarefa ou projeto durante a rotina de trabalho.

Utilizado para medir as horas trabalhadas dos colaboradores, o Apontamento de Horas ajuda a gerenciar o tempo da equipe nos mais diversos tipos de tarefas e projetos de modo simples e efetivo.

Importância

  1. Mensurar as demandas
    Diferente do que muitos pensam o objetivo do apontamento de horas não é controlar o que cada pessoa da equipe faz ao longo do dia. O propósito é mensurar o tempo de dedicação necessário para o desenvolvimento de cada atividade e identificar melhorias que possam ser feitas para otimizar o tempo de cada funcionário.

  2. Antecipar imprevistos
    Quando o apontamento de horas é feito diariamente o gestor consegue acompanhar o andamento das atividades ou projetos e antecipar imprevistos. Isso significa que se alguma demanda não está seguindo o cronograma previsto, é possível identificar o motivo e alocar mais pessoas para que a entrega seja feita no prazo ou negociar com o cliente uma nova data para a entrega.

  3. Aperfeiçoar o planejamento
    Analisando todas as informações que citamos anteriormente, como as demandas que cada colaborador consegue fazer por dia, o tempo necessário para a execução de um projeto e os imprevistos mais comuns, é possível aperfeiçoar escopo e planejamento. Quanto mais realista for o planejamento, maior a tendência de a equipe ficar motivada para cumprir as metas no prazo previsto.

Apontamento de horas na ITFlex

Os apontamentos devem ser feitos usando 15m(0.25), 30m(0.50), 45m(0.75) ou 1h(1) e assim por diante. Usar sempre a aproximação. Ex.: 25m(0.42) usar 30m(0.50) || 17m(0.28) usar 15m(0.25)

Tipos de apontamentos usado na engenharia

  • Analise
    • Quando usado? Quando foi feito qualquer análise, seja de negócio, técnica ou analises de problemas encontrados (no caso do analistas de produto)
    • Qual ticket? Épico, Feature, RFC, Débito técnico, Story, BUG
    • Cuidados: Em confundir análise com estudo ou análise com buscar informações na hora do desenvolvimento (Esse deve ser apontado como Desenvolvimento: Front|Back|Infra)
  • Estudos
    • Quando usado? Quando feito estudo|Labs em cima de tecnologias, arquitetura, bibliotecas
    • Qual ticket? SPIKE
    • Cuidados: Em confundir com desenvolvimento e em análise de algo que tecnicamente ja sabemos Desenvolvimento: Front|Back|Infra
    • Quando usado? Quando feito qualquer tipo de desenvolvimento de código, documentação(dos produtos),
    • Qual ticket? Story e BUG
    • Cuidados: Tickets para apontamento e esquecimento de horas trabalhadas corretamente, procurar apontar sempre no final ou começo do dia
  • Testes
    • Quando usado?
      • Desenvolvedores:
        Quando terminar um desenvolvimento completo de um feature, RFC ou Débito técnico e foi visto que precisa tirar um tempo para testar a aplicação rodando(geralmente criamos uma story somente para isso) Testes realizado junto ao desenvolvimento apontar como Desenvolvimento: Front|Back|Infra
        Em correções de bugs, procurar sempre rodar a aplicação, seja em staging ou local e testar o que foi feito
      • Produto: Nas etapa de teste quando terminado o desenolvimento de uma feature, quando solicitado teste em RFCs ou BUGs
    • Qual ticket? Story(quando a mesma dor relacionanda a testes), Etapa(Teste de produto), RFC e BUG(Quando solicitado por produto)
  • Retrabalho: Front|Back|Infra
    • Quando usado? Deve ser usado após termindo do desenvolvimento e o ticket entro em testes por Produto, isso significa que mesmo foi entregue, apartir daqui o que tiver de desevolvimento deve ser contato como retrabalho
    • Qual ticket? Story e BUG
  • Reunião
    • Quando usado? Quando foi preciso ser feito uma conf para discutir alguma situação, seja ela negócio, técnica ou definição de produto ou prioridades. **Reuniões que não são sobre ticktes em específicos apontar na Etapa(Reunião)
    • Qual ticket? Etata (Reunião), no que ticket que foi tratado em específico na reunião seja Epico, Feature, RFC, Story ou BUG
  • Apoio
    • Quando usado? Quando usou do seu tempo para ajuxa, auxiliar ou tirar duvida de alguém no ponto que não denomine uma “reunião”, seja via chat, e-mail ou até um meet rápido.
    • Qual ticket? Feature, RFC, Débito técnico, Story, BUG, atividade(Interna)
    • Cuidado: Confudir com apontamento de reunião
  • Interno
    • Quando usado? Usado apenas no projeto Interno, para apontamento de atividades internas na ITFlex, mexer em servidor, alterações no FWFlex da itflex, PABX da itflex, Documentações internas
    • Qual ticket? Atividade

Como apontar horas?

No seu ticket que você estiver trabalhando, você vai clicar em “Tempo de trabalho”


Você será redirecionado para essa parte e irá preencher os campos:

E depois, é só clicar em “Criar”: