Processo de UX que pode ser aplicado à novas funcionalidades.

UX

User experience(UX) é uma disciplina responsável por analisar, melhorar e criar a experiência do usuário, sempre buscando deixar o produto mais facil, agradável e util.

Para alcançar um bom UX, é interessante que se tenha um processo que facilite o entendimento dos objetivos do usuário, melhore a interação do usuário com o produto, isso sem que se tenha retrabalho tendo que refazer ou modificar muitas vezes depois de pronto. Além disso, é interessante, ao final da criação de melhoria ou modificação do produto, verificar/medir se a mesma atendeu os objetivos.

Na Itflex desenvolvemos um processo que tem por objetivo alcançar um melhor UX e evite retrabalho, diminuido o ciclo de inovação.

Processo UX Itflex

O processo da Itflex foi dividido em 6 etapas, sendo que nem todas são obrigatórias.

graph LR; A[Necessidade/Alerta] --> B(Round edge) B[Definição] --> C(Round edge) C[Pesquisa] --> D(Round edge) D[Análise] --> E(Round edge) E[Protótipo] --> F(Round edge) F[Verificação]

Necessidade / Alerta

Essa etapa é onde surge uma necessidade de criação de feature ou melhoria. Isso acontece geralmente através do:

  • Suporte;
  • Dados (análise dos dados);
  • Necessidade do cliente.

Definição

A definição é uma das partes mais importantes do processo. E nessa etapa que são respondidas as perguntas:

  • Qual é o propósito da funcionalidade?
  • Quem irá usar e em qual contexto?
  • Quem vai ser a persona que irá utilizar a funcionalidade?
  • No que ela está adicionando valor?
  • Está alinhada com o objetivo do sistema?

A ideia é que ao final da definição se obtenha algum artefato, um sketch do conceito, para que seja possível se visualizar a ideia.

Pesquisa

Após a etapa de definição do que tem que ser feito esteja bastante clara para todo mundo, é iniciada a etapa de pesquisa.

O resultado da pesquisa deve ser:

  • Melhor entendimento da expectativa do usuário;
  • Verificação da concorrencia. Como os concorrentes resolvem o problema;
  • Encontrar oportunidades para implementação do produto.

Prototipos

Depois das etapas anteriores feitas, é possível fazer o design. Devem ser utilizados sketchs e wireframe se for necessário. Também devem ser definidos fluxos e interações de usuário. Essa etapa pode ser iterativa com a análise, ou seja, pode voltar pra análise->design->análise->design.

Análise

Nesse momento já se tem uma boa ideia da funcionalidade, já se conhece como o mercado resolve o problema que está tentando se resolver. Sendo assim, essa etapa é onde se organiza as informações adquiridas nas etapas anteriores e responder mais algumas perguntas.

  • Quantidade de trabalho. Roadmap.
  • Priorização de objetivos com a funcionalidade.
  • O que é o mais importante em relação a funcionalidade.

Verificação

Construída a funcionalidade ou pedaço do sistema, é importante verificar se os objetivos do processo estão sendo alcançados. Caso a alteração seja mais pontual, essa etapa pode não ser necessária.

Para a verificação, são seguidos os seguintes passos:

  1. Criação de uma hipótese;
  2. Definir variáveis e uma maneira(função) de avaliar;
    • Variáveis qualitativas (pesquisa com usuário);
    • Variáveis quantitativas (uso do matomo / monitoramento automatizado);
  3. Analisar resultados.

Reuniões

Um ponto de atenção nesse processo são as reuniões desse processo.

  • É recomendado que não sejam feitas reuniões demasiadas.
  • Também recomenda-se que as reuniões não durem muito tempo e que os participantes cheguem preparados para as mesmas.

Reunião de definição

Pessoas envolvidas com a ideia, alguns do time de engenharia

A reunião de definição é onde quem teve a ideia ou conhece o módulo que será desenvolvido passa a ideia para o time de engenharia. Nesta reunião é interessante que sejam bem definido o escopo da funcionalidade. Também devem ser respondidas todas as perguntas da fase de Definição do processo.

Nesta reunião os as pessoas envolvidas na ideação do módulo ou melhoria mostrem como os concorrentes resolvem o problema, ou como eles imaginam que deveria ficar o sistema (envolvendo um pouco a fase de Pesquisa).

É importante que não seja feito detalhamento técnico nesta etapa. Pode ser falado sobre algumas especificações, porém, caso os participantes do time de engenharia percebam que está faltando coisas importantes, podem pedir para adiar a reunião.

Reunião de protipação (Opcional)

Time de engenharia

Esta reunião tem por objetivo sair com uma solução inicial, com alguns protótipos feitos baseando-se no que foi passado na reunião de definição.

Podem ser utilizadas algumas técnicas para gerar os protótipos, ficando a critério do time qual utilizar. É importante buscar diferenciais para implementação da funcionalidade do nosso produto.

Quando se trata de uma melhoria, a reunião talvez não seja necessária. Uma pessoa pode prototipar sozinha e partir para a próxima reunião.

Reunião de apresentação da prototipação

Nesta reunião é para um alinhamento da funcionalidade, serve como validação de que a ideia foi entendida corretamente. Também já é possível identificar pontos fortes e pontos fracos da ideia da funcionalidade.

O ideal é que o time de engenharia e as pessoas que trouxeram a funcionalidade saiam satisfeitos com o protótipo criado. Que sejam atendidas expectativas.

Nesta reunião, já é possível traçar Roadmap, e as priorizações, sem muito detalhamento.

Após essa reunião deve estar bastante claro para todos como ficará a funcionalidade. Caso não atenda as expectativas, pode ser necessário voltar para definição/protótipo.

Ferramentas e técnicas

Referência

Existem diversas técnicas e ferramentas para ajudar a entender o usuário (user research). Algumas delas são:

Ao construir um protótipo e tela sempre ter em mente