Por: @leonardom Publicado em: 2019-11-29

Motivação / Objetivo

O problema que a itflex se propõe a resolver com as suas soluções, está muito ligado a usabilidade, pois tentamos facilitar ao máximo o gerenciamento de um ambiente complexo como a infraestrutura de TI de uma empresa, sem perder flexibilidade. Por esse motivo, é importante que o processo de criação de funcionalidades e melhoria das existentes seja muito bem executado.

Existem várias pessoas envolvidadas desde o momento que a ideia surge até o momento em que a implementação está pronta para ir para o cliente. Quando a funcionalidade é desenvolvida sem uma definição clara, sem o entendimento do quê deve ser feito, sem saber expectativa do usuário com relação a solução, existe a chance de gerar retrabalho, que na verdade, poderia ser evitado nas fases iniciais da concepção da ideia.

Na itflex os problemas citados acima ocorreram inicialmente em algumas situações. Buscando corrigir este problema, e evitar que ocorra novamente, esta pesquisa está sendo feita. Iremos buscar e validar alguns modelos utilizados para fazer o processo de UX.

Opções pesquisadas no mercado

Primeiramente, buscamos diversas opções disponíveis no mercado. Alguns processos que as empresas utilizam. Destes, selecionamos 3 que podem ser interessantes.

Google - Design Sprint

A ideia do Google Design Sprint é um processo de 5 fases. Cada fase leva aproximadamente um dia e todas as fases levam praticamente uma semana.

Esta ideia é interessante, porém, levando em conta o time da itflex atualmente, foge um pouco do que estamos procurando.

Talvez podemos extrair alguma das etapas, ou mesmo técnicas utilizadas que podem ser úteis. Porém o processo inteiro em si não serve para nós. Além disso, é sempre interessante ver como as empresas grandes funcionam =).

Processo de UX da Ideamotive

O processo da Ideamotive é bastante interessante, e parece ser de onde mais conseguimos tirar proveito. O processo é baseado em 4 fases: Definição, Pesquisa, Análise e Design.

Nesse processo de 4 etapa, cada etapa tem uma responsabilidade:

  1. (Definição) Responder as perguntas:

    • Qual o propósito da funcionalidade / melhoria?
    • Quem irá utilizá-la e em qual contexto?
    • No que irá adicionar valor no produto?
    • Qual o objetivo comercial e funcional?
  2. (Pesquisa) Verificar a concorrência e outras soluções e entender os usuários:

    • Condução de pesquisas;
    • Verificação de produtos similares;
    • Achar oportunidades e diferenciais.
  3. (Análise) Entendimento de uma boa usabilidade e criação de um Roadmap:

    • Identificação das personas / usuários;
    • Planejamento;
    • Prioridades;
  4. (Design) Fazer protótipos de baixa e depois média fidelidade:

    • Criar protótipos;
    • Validar os protótipos.

Em todas as etapas, é possível voltar na anterior, caso haja necessidade. Não é o ideal, mas pode acontecer.

Este processo parece se adequar bastante ao que a itflex está procurando, talvez fazendo alguns ajustes, removendo algumas etapas e adicionando outras conseguiremos atingir nossos objetivos.

Processo de UX publicação Medium

Este item foi adicionado pois encontramos um post no medium que fez uma pesquisa para validar que skeleton screens tem uma percepção de carregamento menor em relação ao loading spinner e telas em branco.

O interessante desse post é como o autor fez a pesquisa e validação, que foi bastante orientada a dados e através de pesquisas qualitativas e quantitativas com os usuários. E isso pode ser feito por nós para validar que o que estamos fazendo está dando resultado. As idéias, somadas aos dados que temos do matomo podem se tornar algo de bastante valor para validar se nosso produto está atendendo o mercado.

Fontes