O que é?

O módulo Ramais e Pilotos serve para cadastrar ramais SIP e Virtual.

Funcionalidades

  1. Cadastrar ramal SIP e Virtual
  2. Pesquisar ramais cadastrados
  3. Editar, excluir, visualizar logs e gerenciar permissões dos ramais

Cadastro de ramal SIP

  • Para cadastrar um ramal padrão são obrigatórios os seguintes campos: número, senha, nome e grupo de captura.
    • Grupo de captura
      • pertencente a: Define qual grupo de captura o ramal pertence.
      • capitura de: Define qual grupo o ramal pode capturar chamadas.
  • Contexto: Defone em qual contexto o ramal pertence, exemplo: ramais internos, ramais-monitoramento, ramais-porteiro.
  • Endereço MAC: Alguns modelos de dispositivos podem ser provisionados automaticamente, para isso é necessário cadastrar o endereço MAC e o modelo do equipamento.
  • Permissão: Esse campo diz respeito à permissão de configurar o ramal externamente.

Configurações adicionais

  • Cadeado eletrônico: O cadeado eletrônico funciona como uma chave de segurança, quando ativado e criado uma senha só será possível efetuar ligações a partir desse ramal mediante autenticação.
  • Bina: Pode-se configurar qual número o ramal irá binar nos demais.
  • Pode receber ligação externa: Esse campo permite ativar/desativar a permissão de recebimento de ligações externas no ramal.
  • Tempo: Se refere ao tempo que o ramal toca antes de passar para o próximo.
  • Correio de voz e senha: Para ativar o correio de voz é necessário cadastrar por baixo uma conta de email fornecida pelo cliente. Após realizado o cadastro da conta de e-mail e ativado o serviço, o cliente receberá por e-mail as gravações da caixa postal diretamente no e-mail ou poderá ouvir a mensagem por meio dos comandos presentes na seguinte página http://pabx.itflex.lan/pabx/#/comandos/.
  • Notificação e Email: Ativando esse campo começará a receber emails notificando ligações perdidas. No campo email é cadastrado a conta que receberá os avisos.
  • Bloquear recebimento de segunda ligação simultâneas: Esse campo define se o ramal pode receber ligações simultâneas mesmo com o ramal ocupado.
  • Telefone: Nos campos telefone 1, 2 e 3 é possível realizar o cadastro de até 3 números para discagem rápida.

Desvios do usuário

  • Desvio sempre: Neste campo é possível ativar o desvio sempre, ou seja, quando alterado para “Sim” e adiconado um número ou ramal, as ligações cairão diretamente no número cadastrado.
  • Desvio quando ocupado: Neste campo é possível cadastrar um número ou ramal para desviar as ligações quando o ramal está ocupado. Desvio quando não atende: Neste campo é possível cadastrar um número ou ramal para desviar as ligações quando o ramal não atende.
  • Desvio somente ligações externas: Nesta opção o serão desaviadas somente ligações externas.
  • Não desviar esses números de origem: Não desvi as ligações dos npumeros cadastros.

Fila de encaminhamento do ramal

  • Encaminhamento sempre: Funciona como o desvio sempre, porém é possível cadastrar vários ramais e definir o tempo de toque em cada ramal.
  • Encaminhamento quando ocupado: Funciona como o desvio quando ocupado, porém é possível cadastrar vários ramais e definir o tempo de toque em cada ramal.
  • Encaminhamento quando não atende: Funciona como o desvio quando não atende, porém é possível cadastrar vários ramais e definir o tempo de toque em cada ramal.

Cadastro de ramal Virtual

  • Para cadastrar um virtual padrão são obrigatórios os seguintes campos: número, senha e nome.
  • É possível definir o centro de custo, contexto e tipo de ramal.
  • Na parte de baixo encontra-se as especificações de cada tipo de ramal.

Casos de uso

  • Cadastrar um ramal SIP com contexto definido como ramais-internos.
  • Cadastrar um ramal de portaria.
  • Cadastrar ramal virtual para ser utilizado como piloto.

Ajuda