Atendimento Automático
O Situator possui diversas APIs que podem ser consumidas por sistemas terceiros. A documentação das APIs está disponível no próprio servidor em: http://<IP_SERVIDOR>:8080/api/help/index
.
O PABXFLEX possui integração com a API VoIP para atendimento automático dos eventos gerados pela API Remote Events. Portanto o uso da API VoIP requer que a integração de Eventos esteja em funcionamento.
No acionamento de uma portaria remota por exemplo, um evento é gerado no Situator pela API Remote Events e fica em espera até que um operador realize o atendimento. No Situator existe o botão “Atender” para esta operação ser executada manualmente. Porém, com o uso da API VoIP, quando o ramal do operador atende a ligação, o evento é atendido automaticamente no sistema Seventh. Para uso do recurso, não é necessário nenhum pacote adicional, basta seguir as instruções recomendadas abaixo.
Antes de iniciar as configurações, certifique-se de que a integração de eventos Remote Events já está em operação.
Configuração da URL da API
Configurações do PABXFLEX > API Situator - Servidor para Envio da URL do Auto-Atendimento >

Configurações do PABXFLEX
Para gerar o atendimento automático do ramal, ele deve estar inserido na fila no formato padrão do PABXFLEX, que geralmente usa o contexto queue-member-norecord
para filas do tipo ringall ou queue-fwd
para os demais tipos de fila. Segue exemplos abaixo.
[fila-exemplo]
;[...]
member => Local/1098@queue-fwd/n,,,SIP/1098
[fila-exemplo-ringall]
;[...]
member => Local/1098@queue-member-norecord/n,,,SIP/1098
Configurações da Integração com CTVoicer Clarity
Quando as filas de atendimento não são gerenciadas pelo PABXFLEX, mas sim pela solução CTVoicer Clarity, o formato de roteamento das chamadas para o ramal muda. Nesses, a discagem convencional (Dial SIP para o ramal) nos contextos [discagem-dac]
e [discagem-ctvoicer]
deve ser substituída pela macro dial-exten
, conforme exemplo abaixo.
;; Usa dial-exten para atendimento automático do Situator
exten => _${DDR},1,Set(CDR(userfield)=INTERNO)
same => n,Set(__TRANSFER_CONTEXT=discagem-ctvoicer)
same => n,NoOp("Bilhete<->Tipo:Interna,Origem:${CALLERID(num)},Destino:${EXTEN},Canal:${CHANNEL},ID:${UNIQUEID}")
;same => n,Agi(/usr/local/ctvoicer/gravador.php,${CALLERID(num)})
;same => n,NoOp("Arquivo:${NOMEARQUIVO},Ramal:${RAMAL},Gravar:${GRAVAR},Data:${DATAINICIAL}")
;same => n,MixMonitor(/var/spool/gravacoes/${NOMEARQUIVO})
same => n,Gosub(get-usertech,~~s~~,1(${EXTEN}))
;same => n,Gosub(check-dial-pabx,~~s~~,1(${EXTEN}))
same => n,GotoIf($["${DEVICE_STATE(${CHAN}/${EXTEN})}" != "NOT_INUSE"]?dialfim)
same => n,Gosub(dial-exten,${EXTEN},1); <<<------- ADICIONAR MACRO PARA ATENDIMENTO AUTOMATICO
same => n(dialfim),NoOp("Bilhete<->Tipo:Indisponibilizar,Origem:${CALLERID(num)},Destino:${EXTEN},Canal:${CHANNEL},ID:${UNIQUEID}")
same => n,Goto(ctvoicer-pilotos-filas,${CT_PILOTO},1)
Configurações do Situator
A configuração do Situator Center deve ser feita pela Seventh ou pelo cliente. Para conhecimento interno, segue abaixo configurações necessárias para o funcionamento do autoatendimento.
Ramal do perador (destino da ligação) cadastrado nas preferências do usuário no modo dinâmico.

Ramal atrelado ao evento (origem da ligação) cadastrado na conta do cliente. Contas > Conta exemplo XYZ > Configurações (engrenagem) > Eventos > Editar Evento >

Feito todas as configurações, o atendimento automático pode ser testado atendendo uma ligação da portaria pelo operador do Situator.