Configuração Padrões
Esta entrega é de responsabilidade do Analista Técnico.
Atividades
-
Realizar configurações do servidor através do Wizard inicial
- Usuário administrador;
- Senha de root;
- Hostname;
- Servidores DNS;
- Interfaces de rede e rotas;
- Agente do Zabbix;
- Escopos DHCP para redes LAN;
- Classes QoS padrão;
- Instância OpenVPN padrão;
- Conta de e-mail para envio de mensagens.
Configuração Backup AWS
OBS: Enquanto não temos o FWM, os Firewalls v3 irão armazenar o backup em nuvem se autenticando diretamente em um bucket da AWS S3.
1 - Cadastro dos dados do cliente na planilha de chaves de acesso
Ao acessar a planilha de chaves de acesso, deve ser informado os seguintes dados:
- Parceiro: Nome do parceiro (Caso seja um cliente final, informar sendo iTFLEX)
- Cliente: Nome do cliente com informação da unidade (Santa Cruz - ONC ES)
- Servidor: Informações a acerca do servidor, como hostname e endereço IP (onco-es2-fw01.santacruz.local - 10.28.1.251)

Está disponível 50 licenças
2 - Configuração no FWFLEX
Após fazer o cadastro na planilha em uma linha disponível, devemos copiar a licença do backup, chave de acesso e o segredo de acesso e executar agora a configuração no FWFLEX:
O FWFLEX precisa estar na última versão, caso não, é necessário atualizar antes de efetuar as configurações
- Acessar: Administração > Sistema > Configuração > Backups
- Clicar em editar e habilitar o campo Backup na nuvem
- Informar o horário do backup
- Preencher os dados conforme a planilha
Abaixo uma imagem de como deverá ficar:

O backup é sempre diário e retém somente os últimos 60 dias
3 - Validações
- Em Administração > Sistema > Configuração > Backups, clicar em CRIAR BACKUP, Destino: Nuvem e aguardar a tarefa
Caso tenha algum erro acima, pode ser executado na console:
apps-backup --cloud
Se receber alguma mensagem com Access Denied, chave pode estar incorreta, precisa ser revisto
- Validar se foi criado o arquivo /etc/cron.d/apps-backup e verificar a sua sintaxe